Biscotti


Em tempos que todos tem tudo, do Ipad à bolsa da ultima coleção do estilista mais famosinho do momento...resgatar a tradição das nossas avós de presentear com comidinhas pode ser uma boa pedida na hora de fazer um agrado para àquela amiga chegada, a prima querida ou sua mãe...ja que o dia dela está chegando!

Esses dias eu aprendi a fazer um biscoitinho que eu acho lindo e muito saboroso: Biscotti. 



Ele é assado duas vezes para garantir que toda a umidade dele seja retirada e que ele dure muito tempo se bem guardado em um pote bem fechadinho, é um otimo e saboroso acompanhamento para o cafezinho da tarde ou com aquele chazinho. Voce pode inclusive montar um kit para presentear com um pote de vidro bem bonito, tampa de tecido e mais uma caixa de chá Twinings, fica lindo, diferente e com certeza vai agradar!

A receita é super simples! Vamos lá?

Ingredientes

¼ de xícara de cada: uva passa brancas, damascos secos
1/4 de xícara de amêndoas inteiras ou castanhas do pára picada em pedaços grandinhos
Raspas de casca de limão (usei siciliano)
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 ½ colher de chá de fermento
2 ovos bem bonitoes 
Preparo
Aqueça o forno a 180 graus. Corte as frutas em pedaços graúdos e misture com as amêndoas inteiras e as
raspas de limão.
Numa tigela grande misture o açúcar, a farinha e o fermento. Em outra tigela bata os ovos, depois de batido, retire uma colher de sopa da mistura de ovos batidos e jogue fora. Depois derrame o restante da mistura de ovos lentamente, sobre a farinha, até a mistura ficar ainda um pouco seca, sem estar totalmente unida, a massa nao pode ficar muito umida, ela tem que ficar um tanto sequinha.  Depois acrescente as mistura de frutas e amêndoas até ela se tornar pesada e pegajosa.
Despeje o conteúdo sobre uma superfície coberta de farinha, divida em três partes iguais e com as mãos enfarinhadas, enrole cada pedaço como um rolo de  20cm. Coloque sobre uma forma, coberta com papel manteiga ou alumínio e asse por 25 min., até os rolos ficarem firmes e dourados.

Retire os rolos do forno. Abaixe o forno para 140 graus. Fatie os “ rolos” em pedaços de 1, 5 cm e leve-os de volta ao forno, para assar por mais 15 minutos. Rende aproximadamente duas dúzias de biscoitos


É um biscoito bem torradinho, para comer acompanhado de um café ou chá, minha irmã Carol, achou que os biscoitos ficaram mais gostosos e fofinhos quando eu retirei do forno a primeira vez e fatiei para assar de novo e torra-los, vai de cada uma...se voce quer um biscoito mais fofinho, asse no tempo de 25 minutos, retire do forno, fatie e guarde!


Minha sugestão para presentar: um pote de vidro bem lindo com tampa de tecidos + caixa de chá Twinings



Espero que goste...

Keli Manara




Nenhum comentário:

Postar um comentário