Salame al ciocollato





Amo de paixão presentear com comida, acho lindo e amoroso, num tempo em que todos tem de tudo e a gente nunca sabe o que dar...oferecer um prato feito com amor e carinho pra mim é o melhor presente do mundo...

Adoro essa receita, acho maravilhosa só por levar chocolate já é bom demais....

Vamos la?!

 - 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
-  200g de chocolate em barra picado
- 1 xicara (cha) de glaçúcar
- 1/2 pacote de bolacha de maizena
- 50g de amendoas em lascas
- 50g de uvas passas pretas sem semente
- 10 damascos picados
- 6 castanhas do Pará
- 50ml de vinho do porto (usei Baileys)
- 2 gemas peneiradas
- 2 colheres de sopa de extrato de baunilha
- 10 colheres (sopa) de leite condensado
- Pitadinha de sal
- Cacau em pó e glaçucar para polvilhar

Preparo


Pique a bolacha, junte as uvas passas, as castanhas e as amendoas, misture bem e regue tudo com a bebida (vinho ou outra de sua prefencia) reserve.

Leve ao fogo o chocolate em barra e a manteiga mexendo sempre em fogo baixo ate derreter, retire do fogo e junte o glaçucar peneirado, as gemas, a baunilha, o sal e o leite condensado. Volte ao fogo novamente mexendo sempre até dar ponto de brigadeiro de enrolar, uns 10 minutos. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar por 15 minutos.




Depois junte a mistura de chocolate a mistura de biscoitos, mexa bem e espere esfriar mais 5 minutos.














Abra duas camadas de plastico filme em cima da bancada e coloque metade da massa. Enrole dando um formato de salame, deixe as pontas do plastico bem firme. Leve a geladeira por 12 horas. Retire da geladeira e deixe descansar em cima da bancada por 3 horas antes de retirar o plastico filme.












Faça uma mistura do cacau em pó e do glaçucar em um prato raso. Retire o plastico dos salames e passe-os pelo cacau com o açucar para fazer uma casquinha. Embrulhe em papel manteiga, e se gostar e for presentear embrulhe em papel de seda ou tecido, fica lindo decoradinho para o Natal.



Sugestão para presentear



Para embrulhar usei papel de seda e carimbinhos....ficou bem fofo 





Um comentário: